domingo, 10 de julho de 2011

Frutose: doce mas perigoso


O que você pensa quando ouve a palavra frutose? Saudável? Doce? o que é mesmo a frutose? A frutose é um monossacarídeo, em que o corpo pode usar como fonte de energia, muito encontrada nos vegetais, frutas e principalmente nos refrigerantes. Por causa do seu bom benefício de não aumentar o índice de açúcar no sangue, na antiguidade se pensava que ele seria um ótimo substituto da açúcar de mesa. Mas agora o "American Diabetes Association and nutritional experts" mudaram suas ideias. 

Ela é mesmo má?


Se consumido em pequenas porções encontrados nos vegetais e nas frutas não é nada ruim, tem uma evidencia que diz que uma pequena porção de frutose pode ajudar o organismo no processo da glucose. Mas se tem um excesso de frutose pode causar confusão no processo de glucose no organismo, a dieta dos nossos ancestrais continha uma pequena porção de frutose, hoje se estima que 10% da dieta moderna vem da frutose.

Bioquímica do excesso da frutose



Muitos dos alimentos que consumimos tem maior porcentagem de serem carboidratos, e carboidratos contém um alto índice de glucose. Quando a glucose entra na corrente sanguínea, o organismo libera insulina para regular a glucose no sangue. A frutose é processado no fígado, quando muita frutose entra no fígado, o fígado não pode processa-lo o mais rápido possível para que o organismo a use como açúcar. Ao vez de ter o processo normal, os hepatócitos no fígado convertam a frutose em ácidos graxos e envia-os para corrente sanguínea como triglicerídeos.

Efeitos colaterais


O excesso de frutose tem muitos efeitos colaterais os principais são:
  • Doenças cardiovasculares, causadas pelo índice alto de triglicerídeos no sangue.
  • Frutose acaba contornando o sistema normal do sinal de apetite, então os hormônios de apetite não são desencadeados e a pessoa acaba a não ser satisfeita. Isso poderia ser uma evidencia porque o excesso de frutose está relacionada com o ganho de peso.
  • Tem uma evidencia que diz que o excesso de frutose pode facilitar resistência a insulina, e em seguida diabetes tipo II. Pessoas tem chance em ter esse tipo de doença quando consomem refrigerantes, que possuem elementos químicos que tem maior reação com a frutose.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário