quinta-feira, 30 de junho de 2011

Você sabe o que é ''Cranberry''?



Ao contrário do que você pode estar pensando agora, cranberry não tem nada a ver com a banda irlandesa ''the cramberries'' que fez um show em Brasília ano passado.Essa frutinha parecida com uma amora é muito conhecida como a grande salvadora de mulheres que sofrem de infecção urinária.Mas, antes que você vá correndo comprar um vidro de suco da fruta(que, por sinal, é bem caro),saiba que seus efeitos estão sendo fortemente questionados.
Originária dos Estados Unidos, a cranberry (oxicoco,em português) é muito conhecida por conter uma substância ativa chamada proantoclanidina (PAC), que seria a grande responsável pelo milagre.A PAC atuaria como antiaderente,impedindo que as bactérias causadoras da infecção ''grudem'' no epítélio que reveste o trato urinário,além de agir como antioxidante.
Mas pesquisas recentes afirmam que, na verdade, a substância não possui efeito algum sobre o organismo,e que  o que age mesmo sobre o metabolismo das mulheres é o fato de que elas estariam ingerindo mais líquido,o que previne, de fato, uma infecção urínária, e o efeito anitoxidante da fruta viria da vitamina C presente.
Uma importante pesquisa  foi realizada na Universidade de Michigan com mulheres de 18 a 40 anos de idade, e foi publicada no periódico ''Clinical Infectious Disesases''.Na pesquisa, as pacientes foram divididas em dois grupos : um dos grupos ingeria, em média, 300 ml de suco de cranberry duas vezes por dia, e o outro grupo, a mesma dose, só que de um suco genérico, que funcionava como placebo.
Resultado: o suco de cranberry e o placebo funcionaram de maneira semelhante.
Não entendeu? Eu explico.
A bebida-placebo e o suco da fruta funcionaram, afinal, da probabilidade de 30% das pacientes contraírem uma infecção,apenas 16%  passaram por isso.Dos casos observados,a maioria era do grupo que tomou o suco de cranberry.Ou seja, o suco, ao contrário do que se esperava, não deu uma proteção maior contra o risco de acontecer uma infecção.
Além do fato de que as mulheres ingeriram mais líquido, outra hipótese para o número reduzido de casos de infecção seria a presença de ácido ascórbico (vitamina C) nas duas bebidas.Mas não há estudos conclusivos sobre isso.
Não se sabe exatamente que tipo de substância existiria nelas que poderia ajudar de certa forma essas pacientes, mas com certeza o suco de cranberry nada mais é que um suco simples, muito gostoso e que, de acordo com os estudos atuais, pode no máximo matar a sede.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/844317-suco-de-cranberry-nao-protege-contra-infeccao-urinaria-diz-pesquisa.shtml
http://saude.ig.com.br/bemestar/saudealternativa/efeito+medicinal+do+suco+de+cranberry+questionado/n1237991528552.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário