domingo, 12 de junho de 2011
Prós e contras da dieta hiperproteica
A dieta hiperproteica é uma dieta pobre em carboidratos, ela é muito usada por pessoas que querem emagrecer rapidamente. Essa dieta vê os carboidratos como vilão, e dá o favoritismo as proteinas e gorduras. Os carboidratos apresentam de 50% a 65% das calórias aconselhado pelos nutricionistas, em uma dieta hiperproteica se reduz 15% das calórias totais. Essa dieta é visto mais como mais uma versão da dieta de Atkins, aconselhado nos anos setenta pelo cardiologista americano Robert Atkins. Mas porque as pessoas acham que essa dieta ajuda no emagrecimento? Mesmo sabendo que o verdadeiro vilão é a gordura, e que uma dieta pobre em carboidratos tem seus efeitos colaterais?
Essa dieta funciona?
Prós
A maioria das pessoas que fizeram esse tipo dieta afirmaram que sim, a redução dos carboidratos permite de manter uma certa produção de insulina, a consequença seria de comer bastante sem acumular gorduras. A digestão de proteinas despensa mais energia que aos de carboidratos.
Contras
Só tem um pequeno erro nessa afirmação, o verdadeiro motivo por engordar é o excesso de alimento não o excesso de insulina, a insulina acumula a gordura do corpo só quando a dieta é ipercalórica, se a dieta for diferente o trabalho da insulina é regular a glicemia.
O verdadeiro motivo por que a dieta hiperproteica funciona é porque, reduzindo os carboidratos é impossivel exercer calórias. Alimentos ricos em proteinas e gorduras são mais difíceis de digerir e procuram um sentido de saciedade que duram muitas horas, na prática se emagrece porque se segue uma dieta hipocalórica.
E os efeitos colaterais?
A dieta tem efeito por um tempo breve e se pode perder peso muito rápido, mas essa dieta como outras dietas especias na midia, tem seu lado negativo.
insustentável no longo prazo: mesmo se uma dieta não balanceada não causa tanto problema no longo prazo, são poucas as pessoas que podem se alimentar assim para toda a vida, com um percentual tão baixo de carboidratos. A pessoa volta a se alimentar normalmente, e não entende que tem de limitar as calórias, e assim a pessoa volta a engordar rapidamente.
Falta de fibras: eliminando quase todos os carboidratos, as fibras são reduzidas em um certo tempo obtendo assim a constipação.
Eliminação de alguns alimentos: excluindo alguns alimentos como as frutas e hortaliças, si perde alguns micronutrientes como vitaminas e sais minerais.
Cetóse: por limitar o consumo de glicose, o organismo começa a produzir corpos cetónicos para utilizar como fonte de energia. Em outras palavras vem-se ativado um mecanismo de emergência para evitar de "morer de fome".
Na conclusão é melhor não seguir esse tipo de dieta, pois tem seus riscos, é melhor seguir uma dieta balanceada e saúdavel para perder peso. Mesmo se o resultado pode levar muito tempo, ter uma dieta normal com em seguida uma prática de exercício físicos, evita muito sacrifício das dietas como essa.
Fonte:
http://www.dietabit.it/dieta/iperproteica.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário